ARQUITETURA NEOCLÁSSICA



O período de 1760-1830 que, para os historiadores da economia é o período da Revolução Industrial, corresponde, nos livros de Historia da Arte, ao Neoclassicismo. E, na área da arquitetura, se observa que nesse período começam a se destacar os problemas da prática de construção.
 O espírito iluminista, aplicado ao repertório da tradição renascentista, recolhe naquelas formas dois motivos de validade: a correspondência com os modelos da arquitetura antiga, grega e romana, e a racionalidade das próprias formas assimiladas a elementos de construção:
 -as colunas de sustentação vertical
 -o travejamento de sustentação horizontal
 -as cornijas no cimo dos telhados
 -os tímpanos nos encontros entre dois planos de cobertura, por exemplo

O neoclassicismo também é considerado uma reação contra os exageiros do Rococó, cultuando principalmente a razão, a ordem, a clareza, a nobreza e a pureza, atributos relacionados ao movimento iluminista, sendo essa época nomeada por alguns autores como a “Era da Razão”.
 Enquanto alguns arquitetos carregaram as formas antigas de significados simbólicos e travaram uma batalha de ideologias, outros empregaram as mesmas formas, porém falam delas o menos possível e aprofundaram as novas exigências da cidade industrial.
 Roma era considerada um dos principais centros do movimento, cidade onde vivia o crítico de arte alemão Joachim Winckelmann (1717 - 1768), considerado o fundador teórico do neoclassicismo,
principalmente através de obras como “História da Arte Antiga”.

INGLATERRA

o Um dos trabalhos arquitetônicos precursores do gosto neoclássico é a Chiswick House, em Middlesex, perto de Londres, construída por Lorde Burlington e William Kent, em 1729.

o Foi influenciada pela obra “Os Quatro livros de Arquitetura“, de AndreaPalladio, inspirada na Villa Rotonda, de Palladio.


 Museu Britânico, de Sir Robert Smirke.






















INGLATERRA


o Syon House de Robert Adam.


















Adam foi freqüentemente encarregado de remodelar edifícios  e não tanto de construí-los  e o seu talento residia na capacidade de criar seqüências de divisões bem proporcionadas e com formas interessantes
que eram um prazer para a vista e atraíam o visitante.



                                                               FRANÇA


o O estilo neoclássico na França teve como um dos principais exemplares: o Panthéon – antiga Igreja de
Santa Genova, iniciada por Soufflot em 1758
.
o Soufflot procurou criar uma síntese entre a leveza das construções góticas e as formas da Antiguidade
Clássica: a planta em cruz grega persegue os ideais do Renascimento.
Os elementos de suporte já não são as paredes, mas as colunas. O betão armado, aplicado nas 22 colunas que formam o pórtico, é um elemento precursor da arquitetura moderna.






Panthéon















Em seguida, o neoclacissismo recebeu um grande auxílio dos
ideais da Revolução Francesa de 1789 para se popularizar.
 Napoleão foi um grande incentivador do movimento, estimulando 
construções como:

 A Igreja de Maria Madalena, foi projetada por Pierre 
Barthelmy Vignon (1762 - 1828), com inspirações clássicas 

como os templos coríntios romanos.
















ALEMANHA

 Na arquitetura neoclássica alemã, destaca-se Karl Gotthard Langhans (1732 -1808) e seu Portão Brandenburg, em Berlim, construído entre 1789 e 1794.





PORTUGAL

o Em Portugal, o movimento neoclássico já se entrevia na reconstrução pombalina de Lisboa, depois do terremoto de 1755, e se afirmaria em dois monumentos:


Palácio da Ajuda (1802).


 A associação do gosto clássico com a pratica de construir, 
demonstrou possuir grande tenacidade;

 Ainda tem influencia em nossos dias: com efeito, os métodos  
correntes de cálculos das estruturas impelem 
frequentemente engenheiros na direção de soluções
simétricas e dotadas de uma espécie de propensão para  
certos efeitos típicos do neoclassicismo.

 O neoclassicismo não se pretendeu, de fato, um estilo novo  (diferente da arte clássica renascentista).
 Ocorria muito mais uma cópia do repertório formal clássico e  menos uma experimentação desta forma.
 Enquanto as “repetições” se sucediam, um sistema construtivo que insinuava grandes possibilidades ensaiava os seus primeiros passos desde os fins do século XIII: a estrutura metálica.


*Forte influência da arquitetura neoclássica foi a descoberta arqueológica das cidades
italianas de Pompéia e Herculano que, no ano de 79 a.C, foram cobertas pelas
lavas do vulcão Vesúvio. Diante daquelas construções, num erro de interpretação,
os historiadores de arte acreditavam que os edifícios gregos eram recobertos com
mármore branco, ocasionando a construção de tantos edifícios brancos. Exemplo:
Casa Branca dos Estados Unidos.
James Roban, 
1792



 A origem do Neoclássico no Brasil é identificada com a contratação da missão cultural francesa, chefiada por Lebreton, chegada ao Rio de Janeiro no início de 1816 e predominou até por volta de 1870.
 Ela reunia diversos artistas de renome da Europa, como: Nicolas Antoine Taunay,
pintor de paisagem; Jean Baptiste Debret, pintor da história, Auguste Marie Taunay e Grandjean de Montigny, o arquiteto que maior importância teve na implantação da arquitetura neo-clássica aqui.

A arquitetura neoclássica alcançou elevados padrões de correção formal e construtiva, mas os recursos para a sua produção e uso eram importados do continente europeu. Por essa razão, ficou restrita apenas ao meios oficiais e às camadas mais abastadas do litoral.
 O escravo continuava a ser mão-de-obra para a construção, como para o funcionamento das casas, desprovidas ainda mesmo de serviços de água e esgoto.

Debret