MATERIAIS PARA FAZER MAQUETE FÍSICA


O "Plástico"- Poliestireno e Polietileno. São vendidos em chapas de 1mm, 2mm, 3mm em diante. O poliestireno é fácil de ser manejado, pintado, moldado e colado. Com o estilete ele pode ser cortado ou riscado para representar muitas formas. Com ele construimos as paredes, riscamos os azulejos, o telhado, as janelas e aceita quase todo de tipo de tinta, podendo ser pintado com tinta óleo, tinta acrílica, tinta automotiva em spray (Colorgin) e muitas outras. Peças de plástico não são coladas umas nas outras, mas soldadas. O plástico, em contato com o clorofórmio ou colaB25 ele derrete as partes da junção e isso proporciona resistência e facilidade para moldar, a cola B25 pode ser aplicada com pincel. As chapas podem ser achadas em casas de plásticos laminados .

O "Acrílico"- Cristal transparente ou colorido é vendido em diferentes formatos, chapas, tarugos, cones, tubos e até em blocos. Em maquete usamos para representar vidros, imitar água em piscinas e lagos. O acrílico não é fácil de ser cortado, na maioria das vezes ele pode ser riscado e destacado a partir do vinco ou cortado a laser.






"Tintas"- Tintas acrílicas, guache, tintas automotivas em spray, algumas tintas porém, baseadas em solvente não podem ser usadas com plástico.


















"Madeiras"- MDF, OSB e Naval, chapa de compensado e Eucatex/Duratex. Madeiras são usadas para fazer a base das maquetes pois são resistentes e leves.


Levantamento Topografico escala 1:500 ( material ultilizado MDF)














Aplicação de Cola Epoxi .


Para dar vida a uma  piscina de uma maquete,  aplicando cola epoxi  e fazendo movimentos circulares irá formar ondulações perfeitas a  de  água .Tornando a maquete uma replica perfeita .  




"Vegetação"
Resido de serragem ultilizado na  maquete física (pintada com  tinta automotiva duco verde ) possibilitando a visualização da vegetação em escala,trazendo principalmente um realismo na execução da maquete  tornando cada vez mais realista e fiel a sua proporção.Podendo ser aplicado com cola e pincel.

Fazendo árvores de arame ou fio elétrico



Material

·                    Fio elétrico ou arame da espessura indicada ao caso
·                    Fragmentos de espuma ou líquen, verdes
·                    Pedaços de isopor de pelo menos 2 cm de espessura, cortados em tronco de pirâmide quadrangular
·                    Quadrados de cartolina de lado no mínimo 1 cm maior que o da base das pirâmides de isopor
·                    2 recipientes de boca larga de 500 ml — latas vazias de Nescau, por exemplo
·                    2 frascos de 250 ml de Modeling Paste, da Acrilex, encontrada em casas fornecedoras para artistas plásticos
·                    Tinta latex (Suvinil, Coraltex etc.) nas cores branca e preta
·                    Corante universal ou específico para tinta latex (Coralcor, Xadrez, Suvinil Corante etc.) nas cores verde e marrom
·                    Pó de serragem ou de espuma na cor verde desejada
Cola branca, Matte Varnish da Acrilex, pinça, pincel redondo pequeno, polvilhador e pulverizador pequenos.




























Figuras Humanas

Figuras humanas ultilizadas na humanização de maquetes dando   forma e vida.

Bonecos em diversas escalas e diversos formados desde pedestres ate banhistas.